Empresa inglesa lança campanha contra os corpos irreais
Uma rede de lojas inglesa decidiu começar uma campanha contra os corpos irreais. E, para dar o exemplo, prometeu abrir mão dos retoques no Photoshop ao corpo das modelos que posam de lingerie. De acordo com o jornal inglês The Daily Mail, a marca Debenhams anunciou recentemente que baniu o uso de airbrush, ferramenta responsável por aprimorar pele, cabelos, abdômen e outros detalhes do corpo feminino. Acima, a empresa exibe a diferença entre uma foto ao natural (esquerda) e com os retoques mais comuns (direita)
A marca também divulgou quais são as mudanças feitas nas imagens. Editores de imagens normalmente deixam olhos mais brilhantes, removem linhas de expressão, afinam o queixo, clareiam os dentes, reduzem braços e cintura, diminuem a barriga e retiram linhas do abdômen
As celebridades também costumam passar por esses retoques. A foto da cantora Britney Spears ficou famosa graças à cinturinha fina, bumbum liso e pernas bem torneadas que apareceram após a edição.
Pesquisas feitas na Inglaterra revelaram que mais da metade das jovens de 14 e 15 anos do país desejam emagrecer, e até meninas de 12 anos já estão insatisfeitas com o próprio corpo e pulando refeições para entrar em forma. Com base nesses dados, a Debenhams decidiu que as marcas têm a obrigação moral de banir os retoques e só exibir corpos reais nos anúncios
No Brasil, retoques também são comuns. Nem Juliana Paes escapou! Ao posar para uma campanha de lingerie, a beldade exibiu um bumbum perfeito que não existe na vida real
Carolina Dieckmann também perdeu as celulites e diminuiu as coxas ao posar para a capa de uma revista