Apesar de ser um problema bastante comum, as hemorroidas ainda são tabu e causam muitas dúvidas. Resultado da inflamação, vasodilatação e exteriorização das veias localizadas no final do intestino, elas podem causar dor, sangramento, coceira, ardência e até aparecimento de muco ― substância produzida pelo corpo para lubrificar o cólon.
São muitos os mitos e verdades em torno do tema. Por isso, o R7 entrevistou especialistas que esclareceram as principais dúvidas. Veja a seguir!
*Colaborou: Luiz Guilherme Sanfins, estagiário do R7
Sexo anal provoca hemorroidas
Mito. Sobrado explica que “o sexo anal não provoca hemorroidas, mas pode causar pequenas fissuras que sangram, levando as pessoas a pensarem que é hemorroida”.
― Se a relação sexual for feita com lubrificação adequada, o sexo anal não causa nenhum problema
A gestação favorece o surgimento de hemorroidas
Verdade. A gravidez é um dos fatores mais comuns para o aparecimento das hemorroidas, de acordo com o Sobrado.
― Durante a gestação, há o aumento do útero que comprime a pélvis e dificulta o retorno do sangue venoso para o resto do corpo. Além disso, há o aumento da produção dos hormônios da gravidez, que leva a maior vaso dilatação
Quem tem prisão de ventre apresenta mais tendência ao problema
Verdade. Segundo Russo, pessoas que têm prisão de ventre e fezes ressecadas tendem a sofrer mais com o problema, já que precisam fazer mais força para evacuar.
― A força exagerada somada à posição em que ficamos para evacuar favorece o surgimento das hemorroidas, sua exteriorização e um possível sangramento.