O Goiás driblou o cansaço da maratona da volta da viagem ao Equador, onde jogou pela Sul-Americana, e venceu o Figueirense por 1 a 0, neste sábado, no Serra Dourada, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória foi magra, mas ajudou o Esmeraldino a se afastar da zona de rebaixamento. Porém, o resultado ficou em segundo plano. Durante o jogo, uma pancadaria na arquibancada manchou o triunfo esmeraldino, conquistado com gol de Ramon.
Com o resultado, o Goiás chegou aos 33 pontos, e subiu para o 10º lugar. Já o Figueirense fica com 32 pontos, e está na 11ª colocação. O próximo confronto do Esmeraldino no Brasileiro será contra o Vitória, na quarta-feira, no Barradão. No mesmo dia, o Figueira recebe o Flamengo no Orlando Scarpelli.
O JOGO
O jogo no Serra Dourada começou com as duas equipes se estudando bastante e trocando muitos passes no meio. Aos poucos o Figueirense foi se soltando na partida e passou a dominar as ações, deixando o Goiás retraído e esperando pelo contra-ataque. O Figueira quase abriu o placar aos 14 minutos. Marcão recebeu bom passe dentro da área e chutou para boa defesa de Renan, que mandou para escanteio.
Com o passar do tempo, o Esmeraldino foi melhorando e dando mais trabalho para a defesa do time catarinense, tanto que chegou ao gol aos 34 minutos. Ramon, que vinha sendo vaiado pela torcida, recebeu belo passe de Thiago Mendes nas costas da zaga, driblou o goleiro Tiago Volpi e bateu com categoria para abrir o placar.
O Figueirense quase chegou ao empate aos 42 minutos. Leandro Silva recebeu passe pelo lado direito da área e bateu cruzado. Renan deu um leve toque e evitou o gol jogando a bola para escanteio. Durante o primeiro tempo, Thiago Mendes, um dos melhores da partida, ainda deu um chute perigoso e acertou belo lançamento para Welington Junior, mas o atacante dominou errado dentro da área e chutou torto.
O segundo tempo começou com o Figueirense buscando o ataque o Goiás esperando o momento certo de contra-atacar. E foi usando essa tática que o Esmeraldino quase ampliou. Aos 13 minutos, Thiago Mendes roubou a bola no meio, puxou o contragolpe e rolou para Erik na área. O atacante limpou o zagueiro e chutou, mas o zagueiro do Figueiro tirou em cima da linha. No rebote, Ramon chutou, mas Volpi fez a defesa.
Bem na partida, o Goiás foi criando mais oportunidades de perigo do que o Figueirense. Aos 21 minutos, Erik aproveitou cruzamento e acertou o travessão de Tiago Volpi.
Aos 26 minutos o jogo foi parado por causa de cenas lamentáveis. Torcedores começaram a brigar nas arquibancadas e um torcedor chegou a ficar desacordado na arquibancada. Cenas tristes no Serra Dourada. O jogo só voltou a rolar quando a polícia apareceu para conter os ânimos dos brigões. De acordo com a 'rádio 730', o torcedor desacordado levantou sangrando e foi levado algemado pela polícia.
O Goiás seguiu apostando nos contra-ataques e perdeu boas chances de matar a partida. Thiago Mendes contiuou sendo um dos melhores da partida e comandou bem o meio-campo esmeraldino. Porém, o Figueira não teve forças para chegar ao empate.
FICHA TÉCNICA
GOIÁS 1 X 0 FIGUEIRENSE
Local: Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data-hora: 4/10/2014
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Auxiliares: Rogerio Pablos Zanardo (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)
Renda/Público: R$25 680 / 2206 pagantes
Cartões amarelos: Mazola (Figueirense)
Cartões vermelhos: -
GOLS: Ramon, 34'/1ºT(1-0)
GOIÁS: Renan; Moisés (Samuel), Jackson, Pedro Henrique e Léo Veloso; Amaral, David, Thiago Mendes e Ramon; Erik e Welington Junior (Tiago Real). Técnico: Ricardo Drubscky.
FIGUEIRENSE: Tiago Volpi; Leandro Silva (Willian), Thiago Heleno, Raul e Marquinhos Pedroso; França, Marco Antônio, Felipe e Giovanni Augusto; Clayton e Marcão (Everaldo). Técnico: Argel Fucks